Spotlight
Revistas, festas, exposições. Lugares onde se celebra a Criolidade sob a forma de diversidade e de partilha. Vê tudo aqui.
Ensemble Intercultural - Parte II – Uníssono – 16, 23 e 30 DEZ
Mais info aqui:

O projeto Ensemble Intercultural acontece em Torres Vedras periodicamente e conta com a participação de vários migrantes e outras pessoas interessadas, sendo a música utilizada como linguagem universal, independente das múltiplas línguas presentes na comunidade. Esta iniciativa contribui não só para o bem-estar e lazer dos migrantes, como para a sua inserção social e valorização pessoal.

Este mês, acontece nos dias 16, 23 e 30 de Dezembro.

Um Coração Normal – 14 a 20 DEZ
Mais info aqui:

Um ciclo dedicado aos temas da identidade de género, que engloba três momentos distintos, embora complementares: Identidades, uma conversa informal sobre o tema, com testemunhos na primeira pessoa e a participação de especialistas; Vita & Virginia, de Eileen Atkins, uma compilação de 20 anos de cartas entre as escritoras Virginia Woolf e Vita Sackville-West, particularmente a correspondência trocada nos anos 20, quando se conheceram e apaixonaram; e Gejaĉo, um ato performativo tornado ritual, onde também se quer transitar da biografia individual para a inclusão de todos os que dele quiserem fazer parte.

De 14 a 20 dezembro, Sala Mário Viegas e Sala Bernardo Sassetti

Selma Uamusse Nesta Data Querida – 16 DEZ
Bilhetes aqui:

A 16 de dezembro, Selma Uamusse antecipa a festa dos seus 40 anos numa celebração junto dos amigos e do público. Selma Uamusse Nesta Data Querida é o nome da festa de anos em formato concerto, no Bleza, em Lisboa, e a primeira parte está a cargo de Mirza Lauchand.

A partir das 21h30, a aniversariante toma conta da sala, juntamente com a sua banda e o percussionista Iuri Oliveira, num presente inestimável que só quem marcar presença, irá receber.

Os bilhetes para Selma Uamusse Nesta Data Querida no Bleza em Lisboa, ficam em pré-venda na Ticketline, com o preço de 10€

Mantchulada | B.Leza | 17 Dezembro
Mais info aqui:

Mantchulada é uma expressão cabo-verdiana equivalente à portuguesa "tudo ao molho e fé em Deus". E é neste espírito que se realiza este festival de vários projectos cabo-verdianos, nascidos em Lisboa, e com presença assídua na cena musical portuguesa. Mama Demba, Kriol, Cachupa Psicadélica e Acácia Maior, para além de serem um colectivo de músicos, são uma malta! A amizade que une estes artistas crioulos é a mesma que serve como combustível para a criação das suas obras. Sangue Novo, novos compositores, novas composições todas juntas e misturadas.

O Samba de Cesária e Celina», com Udi Fagundes e Carla Correia – 17 DEZ
Reservas e Informações aqui:

"O Samba de Cesária e Celina" é um concerto de tributo a Cesária Évora e Celina Pereira, concebido para celebrar as vidas das duas Divas da Morna.Idealizado pelo cantor, compositor e guitarrista Udi Fagundes, a apresentação, que conta com a participação da cantora luso cabo-verdiana Carla Correia, faz uma leitura brasileira e afro-latina da música das duas cantoras, com elementos do samba, do candombe e do tango, ritmos com raízes africanas, que nos levam a imaginar como seria um samba de Cesária Évora ou de Celina Pereira.

As mais belas canções da Lusofonia – 15 DEZ
Mais info aqui:

A língua portuguesa a celebrar a cultura e a música em harmonia. Dia 15 de Dezembro, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras irá acompanhar vários artistas: Cuca Roseta, Rita Guerra, Tozé Santos e Tyoz (Portugal), Paulo Flores (Angola), Blaya e Ive Greice (Brasil), Nancy Vieira (Cabo Verde), Karyna Gomes (Guiné Bissau), Isabel Novella (Moçambique) e Calema (São Tomé e Príncipe). Cada uma destas vozes levará a palco, não apenas temas emblemáticos dos seus países de nascimento, mas também os que marcam as suas próprias carreiras.